O que é Segmenting and Blending? Como praticar?
- Apesar de ser um nome que soa difícil, segmenting and blending é um conceito bem fácil para um teacher entender.
Como já vimos, o blending tem a ver com reading, você fala os sons separados e a criança vai juntar (blend) para poder ler a palavra.
O blending pode se referir à capacidade de um aluno juntar dois, três ou mais sons e criar uma palavra. Esse processo pode ser feito escutando os sons separadamente, auditivo, ou lendo as letras na escrita, decodificar.
Exemplo: você diz / h / / a / / t / e uma criança diz “hat”.
Segmenting tem a ver com a capacidade de um aluno dizer cada som em uma sequência de letras separadamente ou quebrar a palavra que ele escutou em sons individuais.
Exemplo: uma criança vê a palavra “gum” e diz “/ g / / u / / m / – gum”. – A criança consegue identificar cada som individual da palavra.
Ela pode fazer isso com olhos fechados quando você dá uma palavra para ela segment, ou na decodificação da palavra escrita.
Para desenvolver essa habilidade de fazer segmenting and blending, o aluno primeiro precisa estar aprendendo e praticando os sons individuais, que chamamos de “single letter sounds” nossas queridas consoantes e as vogais no seu som curto, os short vowels sounds. Assim então podemos apresentar palavras de duas letras como “is”, “an”, “at“, e adicionar uma outra consoante no início para fazer “mat”, “man” e assim vai. Essa habilidade é mais efetiva quando trabalhada com os CVC words e seguida de muita repetição dos sons aprendidos. Pois para algumas crianças pode ser algo simples de se aprender, mas para outras pode até demorar o ano inteiro.
Segmenting and blending é na verdade a habilidade mais difícil no Phonics, leva tempo para a criança “get it” para o cérebro dela entender que vários sons juntos fazem uma palavra, mas uma vez que ela entender, vai rapidinho.
Bom, uma vez que a criança já aprendeu os single sounds, então chegou a hora de juntar esses sons, para formar a palavra.
- Como essa habilidade já é por si só difícil para criança aprender, então já iniciamos com exposição, desde que ela aprende os primeiros sons e, claro, começamos com as CVC worlds que são mais simples;
- Também começamos sempre usando as short vowels;
- Vamos para o exemplo, ela vê m-a-t.
Ao olhar para essas letras, nessa ordem, ela consegue falar os sons, de forma individual, está segmenting, e vemos Phonemic Awareness em ação. Quando ela falar os sons mais de uma vez, e mais e mais confiante, começará a fazer mais rápido, os sons vão se juntando. Também vale ressaltar a importância de alongar o som da vogal. E nesse processo acontece o blending.
Assim vamos ensinando a criança a ler a CVC word.
Mas qual o processo para ensinar blending?
Existem dois jeitos de se fazer blending:
- Orally Blending;
Que é a criança escutar os sons separados
/n/-/a/-/p/ (A teacher segment)
e a criança faz a junção – nap
Teacher faz a segmentação e o aluno junta os sons.
- E outro envolve mais decodificação, que é ler.
Ler
n-a-p som por som.
Assim que ela faz a segmentação, fala cada som e ela começa a juntar.
Usamos esses sound buttons embaixo para identificar cada som. Cada ponto representa um som, pois logo entramos nos dígrafos onde teremos duas consoantes para cada som então precisamos desse visual para que eles entendam que cada ponto é um som, não uma letra.
Foi comprovado que o mais eficiente é fazer primeiro a junção oral antes de entrar na decodificação. Lembra que isso faz parte do Phonological Awareness que vimos anteriormente.
Maneiras de treinar o segmenting and blending
1-Sound buttons – Ajuda seu aluno separar os sons;
2-Games e picture – can you find c-a-t: Segment as palavras para seu aluno e peça para ele adivinhar qual palavra você segmentou de uma forma de game fazendo o aprendizado ser divertido;
3- Decode.
Onset and rime – Onset é o primeiro som, o rime é o restante dos sons na palavra.
Para facilitar, no início você diz o primeiro som separadamente e o resto de uma vez e quando seu aluno conseguir dessa maneira, então você segmenta todos os outros sons. exemplo: você diz /m/-at = o aluno diz: mat.
Você também pode cobrir o rime e deixar eles fazerem o onset ou cobrir o onset e deixá-los fazer o rime.
Algumas dicas para seu aluno praticar o blending
Dica # 1: concentre-se primeiro na Phonological Awareness (consciência fonológica).
Vamos pensar sobre o que é necessário quando damos aos alunos uma palavra (como “dog“) e pedimos para ele fazer a junção dos sons para ler.
O aluno deve:
- Reconhecer as letras do alfabeto;
- Lembrar-se de ler os sons da esquerda para a direita;
- Lembrar-se dos sons e dizê-los com rapidez suficiente para não se distrair no blending;
- Lembrar-se de todos os mais de 3 sons para fazer o blending e ler a palavra completa.
Tudo isso é fácil para nós porque somos adultos! Mas para leitores iniciantes, não é tão fácil. É necessário muito trabalho cerebral para ler até mesmo uma simples palavra CVC.
Se uma criança está tendo dificuldades para fazer o blending para ler, quero ter certeza de que sua habilidade de fazer o blending dos sons (sem letras escritas envolvidas!) está realmente consolidada.
Isso significa que fazermos MUITA prática de consciência fonológica! Praticar dizendo os sons de uma palavra (como / t / / o / / p /) e a criança ter que dizer a palavra (“top”).
Dica #2: tente praticar com e sem recursos visuais.
Recursos visuais e manipuláveis podem ser uma grande ajuda para os alunos que estão aprendendo a fazer o blending.
Se uma criança está realmente com dificuldade, sempre é uma boa ideia tentar usar alguns recursos visuais diferentes para descobrir o que funciona melhor. Aqui estão alguns exemplos:
Visual # 1 – Elkonin boxes ou sound boxes
Você já pode ter ouvido falar deles. Os alunos tocam em cada caixa à medida que dizem um som em uma palavra e, em seguida, fazem o blending dos sons. Você também pode fazer com que os alunos empurrem uma moeda, tampinha de garrafa ou algo manipulativo em cada caixa para fazer o blending.
Essas caixas também podem ser usadas para trabalhar no segmenting (o oposto do blending).
Visual # 2 – Dots and Arrows
Os alunos tocam um ponto à medida que dizem cada som e, em seguida, deslizam o dedo ao longo da seta para fazer o blending.
Dica # 3 Movement!
Eu aprendi algumas maneiras diferentes de fazer os alunos praticarem blending. O primeiro é ideal para alunos do kindergarten (ou qualquer aluno que ainda não tenha um ótimo controle motor fino).
Estratégia # 1 (ótima para palavras de 3 sons): Faça com que o aluno estenda um braço. Quando dizem um som, eles tocam o ombro com a outra mão. Ao dizerem o próximo som, eles tocam o cotovelo com uma das mãos. Quando dizem o último som, eles tocam o pulso.
Assim:
/ m / (toque no ombro)
/ u / (toque no cotovelo)
/ g / (toque no pulso)
mug!
Estratégia # 2: Ensine os alunos a fazerem blending nos dedos da mão não dominante. Eles tocam o polegar com o dedo indicador ao dizer um som, o polegar com o dedo médio ao dizer outro som e o polegar com o dedo anelar ao dizer outro som. (Você também pode envolver o mindinho para palavras de 4 sons).
Dica # 4: a princípio, deixar menos “espaço” entre os sons.
Se uma criança está tendo dificuldade em fazer o blending (consciência fonológica), deixe menos “espaço” entre os sons.
Por exemplo, em vez de tornar os sons em “van” entrecortados, como este: / v / / a / / n /, faça com que soe mais assim: “vvvvvaaaaannnnn.”
Abuse dos sons contínuos – a, e, f, i, l, m, n, o, r, s, u, v, z. Use esses sons com os alunos que estão com dificuldades, pois esses sons são mais fáceis de blend do que os sons (stops) pois eles podem ser carregados para o próximo som. Tente você. Diga “mmmmmat” e tente fazer o mesmo com pat. o som do /p/ não conseguimos prolongar, dificultando para juntar com o próximo som, que seria nossa vogal.
Dica #5: comece com 2 sons em vez de 3.
Eu costumo pular direto para as palavras CVC quando os alunos praticam o blending. No entanto, se você está praticando consciência fonológica ou realmente lendo palavras, você sempre pode começar com palavras de dois sons, como …
is
at
an
up
if
Assim, há várias formas de praticar segmenting and blending, o importante é praticar, de uma forma divertida, para garantir que a criança consiga decode as palavras e venha a se tornar uma leitora fluente.