A alfabetização de uma criança, ou seja, o processo de aprendizagem onde se aprende a ler e escrever de maneira adequada, se dá logo nos primeiros anos escolares, independente da língua em que a criança está sendo alfabetizada.
Na língua inglesa, por exemplo, também existe um processo para essa aprendizagem, onde a criança desenvolve a habilidade de ler e escrever em Inglês corretamente. Esse método é conhecido como “Phonics”.
Nesse contexto, a palavra “phonics” está se referindo ao método usado para ensinar a ler e escrever na língua inglesa (independente do país), pois a língua inglesa, é em si, 90% fonética.
Sendo assim, o método Phonics se refere ao ensino sistemático, reforçado pela prática repetitiva da leitura, padrões de ortografia (spelling) e das habilidades de decodificar as palavras (decode).
Um segundo conceito para a palavra “phonics”, traduzido para o português como fonética, se refere ao relacionamento entre o som produzido pela fala (spoken word) e as letras na escrita (written letters).
Ou seja, “phonics”, neste caso, é a integração de duas áreas importantes, sendo o conhecimento do alfabeto e a consciência fonêmica adquirida (Phonemic Awareness).
Por sua vez, Phonemic Awareness, tem a ver com os sons individuais e não com as letras em si. Desse modo, podemos dizer que se trata da habilidade de se conscientizar de cada fonema, sendo algo totalmente auditorial.
Conceitos Importantes do Processo de Alfabetização
Quando a linguagem escrita foi instituída, o ser humano já fazia uso da linguagem oral. Dessa forma, ficou entendido que era necessário representar graficamente os sons produzidos por meio da fala, de uma maneira que trouxessem significado para o leitor.
Para isso, de maneira muito meticulosa, foi estudado os diferentes sons produzido por cada palavra. Em Inglês, foi possível identificar 44 sons diferentes. Esses sons são usados em várias combinações, produzindo assim, todas as palavras da língua inglesa.
Esse estudo nomeou cada unidade de som como phoneme, ou seja, fonema.
Phoneme: The Smallest Unit of Sound
Um “Phoneme” é um som. A menor unidade de som.
Ao chegar na idade de alfabetização, as crianças primeiramente aprendem cada um desses sons individualmente. Essa é a base do ensinamento do Phonics.
O estudo e o ensinamento de “phonics”, não se resume apenas em conhecer cada som, mas sim, saber identificá-los visualmente e saber representá-los corretamente por meio da escrita, conhecido também como “spelling”.
Grapheme: The Smallest Unit of Writing
A arte de representar cada “phoneme” na escrita, recebe o nome de “grapheme”.
Exemplo: Eu escuto o som /z/ (phoneme) e o represento, escrevendo a letra z. (grapheme).
A maioria dos programas de alfabetização em inglês ensinam os sons primeiro, antes de ensinar as letras. Isso porque a assimilação primeiro se dá pelo processo de escuta, e depois, a escrita. Em resumo, ensinar phonics envolve o ato de quebrar as palavras em sua menor unidade de som, para então sintetizar, ou melhor, “blend”, agrupar os sons para formar as palavras.
Para saber mais sobre alfabetização em Inglês, e também tudo sobre Phonics, Phoneme, Grapheme, Spelling, Decode, e muito mais, siga Gobeelingue nas redes sociais @gobeelingue e no canal do YouTube: Aline Holland com Gobeelingue.