Escolas Bilíngues E Escolas Internacionais

Escolas Bilíngues E Escolas Internacionais

Descubra as Diferenças Entre Escola Bilíngue e Escola Internacional

Aprender a falar um segundo idioma é algo de extrema importância em nossos dias. No entanto, alguns pais têm dúvidas com relação à qual escola matricular seu filho. No Brasil, as escolas bilíngues já se tornaram uma realidade e podemos notar o aumento na procura por essas instituições. Sendo assim, separei as principais diferenças entre uma escola bilíngue a uma escola internacional para que você possa conhecer mais sobre elas.

Oferecer uma educação bilíngue, tem se tornado um diferencial para escolas que querem sobreviver ao mercado competitivo. Nos últimos cinco anos, as escolas bilíngues cresceram quase 10%, segundo a  Associação Brasileira do Ensino Bilíngue, (Abebi). De acordo com a pesquisa, esse foi o segundo maior crescimento entre os serviços educacionais.

Entretanto, para alguns pais, escolher uma instituição de ensino de qualidade, pode ser um desafio. Isso porque o ensino bilíngue ainda é um segmento novo no mercado. Por isso, ao matricular seu filho em alguma instituição, é muito importante que os pais estejam atentos à carga horária das disciplinas e também ao currículo dos professores. 

Escolas Bilíngues ou Internacionais, Qual Devo Escolher?

Na busca por uma melhor educação, muitos pais optam por matricular seus filhos em escolas internacionais, por exemplo. Apesar dessas instituições aceitarem alunos estrangeiros, o preço muitas vezes não é acessível a todos.

Escolas Bilíngues

Em suma, toda escola que apresenta o ensino em duas línguas em seu currículo, se classifica como uma escola bilíngue. Essa segunda língua pode ser o inglês, libras, ou qualquer outro idioma além do oficial. No caso do Brasil, qualquer outra língua, além do português. Vale lembrar que independente da escolha da segunda língua, as escolas no Brasil devem seguir as exigências do Ministério da Educação (MEC) e devem também, se basearem na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ao organizar suas disciplinas, as escolas bilíngues em inglês, devem oferecer aulas exigidas no BNCC em inglês. Desse modo, a  língua inglesa deve colaborar para desenvolver competências que vão além da leitura, interpretação e resolução de problemas. Portanto, o grande diferencial é que  em vez de dar aula de inglês, o professor dará aula em inglês. O que faz toda a diferença no aprendizado do aluno.

Escolas Internacionais

A escola internacional surgiu com a necessidade de dar continuidade nos estudos de alunos estrangeiros. Uma vez que por algum motivo esses alunos tiveram que se mudar de seu país de origem, foi necessária a criação de escolas que os recebessem.

Essas escolas, por sua vez, seguem o currículo educacional de seu próprio país, que normalmente é o currículo americano ou britânico. Nas escolas internacionais, todas as disciplinas são ensinadas em inglês e ao final do curso, o aluno obtém o diploma do país correspondente.

Aqui no Brasil, além do diploma americano, os alunos também recebem o diploma brasileiro. Assim, as escolas internacionais são forçadas a incluírem em seu currículo base, o currículo brasileiro.

E o que é melhor, escola bilíngue ou internacional?

De maneira geral, a diferença entre as modalidades de escolas está em duas coisas. A primeira, seria o currículo adotado e a segunda, o método de ensino. Diante disso, ao escolher uma escola para seu filho, tenha em mente a qualidade do currículo e a metodologia de como ensinar, o que ensinar e como avaliar, por exemplo.

Atualmente, existem escolas bilíngues que estão se destacando em sua proposta pedagógica, utilizando a mesma metodologia ativa que as escolas internacionais usam há algum tempo. Esses métodos oferecem um diferencial significativo no desempenho do aluno como diferenciação e acompanhamento individual, avaliações formativas, e o mais importante, engajamento em suas lições com aprendizado. Desse modo, o aluno aplica na prática o que aprende na escola.

Apesar das metodologias ativas serem pouco exploradas no Brasil, elas são muito bem recebidas em outros países. Portanto, escolas bilíngues podem se aproximar com a mesma autoridade no ensino de uma língua estrangeira que uma escola internacional. Sendo assim, vale a pena ficar de olho em instituições que ofereçam tais metodologias, onde o aluno é motivado a aprender cada vez mais de modo prático.

Acompanhe as novidades do Gobeelingue nas redes sociais

Gostou desse Blog?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe no Linkdin
Compartilhe no Pinterest
Author picture

Bem vindo ao blog da Gobeelingue, meu nome é Aline e aqui você vai encontrar recursos e dicas relacionado com conteúdo acadêmico em inglês. Deixe seu comentário e compartilhe esse blog para que mais teachers possam passar por aqui tmbém. Curta sua aula!!!

Deixe Seu comentário

Go to Top